APRESENTAÇÃO
REALIZADORES
PATROCINADORES
COORDENAÇÃO GERAL
Maria Preis Welter (Coordenadora do Curso de Pedagogia)
Jair André Turcatto (Professor do Curso de Pedagogia)
Otília Wolhfarth
(Professora do Curso de Pedagogia)
Daiana Raquel Paschoali
(Professora do Curso de Pedagogia)
Andriéli de Cássia F. S. Treichel
(Professora do Curso de Pedagogia)
FICHA CATALOGRÁFICA
CÓDIGO | TÍTULO |
FIC | FICHA CATALOGRÁFICA - SEMIC |
Editorial
O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 5º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica.
As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 07 de outubro de 2014.
Acreditamos que a pesquisa deve fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição socializar estudos.
O Curso de Pedagogia da FAI compreende ainda que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico de toda Instituição de Ensino Superior, constituindo-se em partes indissociáveis da formação do ensino de excelência.
Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais.
Em 2014, na sua 5º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta.
As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/trasndisciplinaridade, possibilitando também a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.
POSTERS
CÓDIGO | TÍTULO | AUTOR 1 | AUTOR 2 | AUTOR 3 | AUTOR 4 | AUTOR 5 |
POS1 | Educação Sistêmica:O Ser Humano em sua Formação Integral | Ani Beatriz Ostgen Kipper | Maria Preis Welter | | | |
POS2 | GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: falas e infinitos silêncios | Karina Zuleica Giehl | Fátima Marlete Bedin Sleviski | | | |
RESUMOS EXPANDIDOS
CÓDIGO | TÍTULO | AUTOR 1 | AUTOR 2 | AUTOR 3 | AUTOR 4 | AUTOR 5 |
RES1 | SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM | Chariane Bagega | Marina Boni | Alexandra F Raffaelli | | |
RES2 | ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DE ADAPTAÇÃO QUE ENRIQUECEM A EDUCAÇÃO | Deise R. Vogel | Thaís Boufleur | Alexandra F. Raffaelli | | |
RES3 | O EDUCAR SENSÍVEL E AS POSSIBILIDADES NO SÉCULO XXI | Fernanda Bottega | Alexandra Franchini Raffaelli | | | |
RES4 | GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O OLHAR PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES | Simara Vargas | Janice Rother | Alexandra F. Raffaelli | | |
RES5 | A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA SEXUALIDADE INFANTIL | Aniza Tapia Dall Agnol | | | | |
RES6 | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS | Andriéli de Cássia F. S. Treichel | | | | |
RES7 | EXCLUSIVAÇÃO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: UM PROJETO, UMA AÇÃO EXCLUSIVA! | Elaine Schuck Rambo | | | | |
RES8 | INCLUSÃO: PERSPECTIVAS E APRENDIZAGENS DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL | Siamara Meier | Elenice Ana Kirchner | | | |
RES9 | TECNOLOGIA NA ESCOLA | Alex Junior Fabonatto | Henrique Ames | Fabio Matias Kerber | | |
RES10 | INTERNET BANKING: DICAS DE SEGURANÇA | Alexandre Kaspary | Alexandre Ramos | Leo André Blatt | William Rohr | Fábio Matias Kerber |
RES11 | A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NOS ESTUDOS, NO TRABALHO E NA VIDA SOCIAL | Patricia Delavy | Marcelo Sommer | Daniel Sturzbecher | Cleiton Lenkner | |
RES12 | COMPUTAÇÃO EM NUVEM | Leonardo André Junges | Neimar Sierota | | | |
RES13 | PALESTRA SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA OS MEMBROS ASSOCIADOS DA ASSEMIT | Rodrigo Kuhn | Claivor Kessler | Rafael Koning | Tatiane Habitzreiter | Fábio Mathias Kerber |
RES14 | O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NAS ESCOLAS COM OBRAS DE ESCRITORAS REGIONAIS | Carlete Maria Thomé | Silvia Helena Pinto Niederauer | | | |
RES15 | PRÁTICAS E VIVÊNCIAS | Cintia Taiza Klein | Patrícia Luiza Klein Santos | Marilete Staub | Jair André Turcatto | |
RES16 | MOTIVAÇÃO ALIADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:UMA CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA | Jair André Turcatto | Deise Josene Stein | | | |
RES17 | RELATO DE CASO: Atividades do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FAI | Janice Rother | Patrícia da Rosa | Jair André Turcatto | | |
RES18 | INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR | Susana Michels | Maria Preis Welter | | | |
RES19 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Juliane Colling | Carline Ternus | Beatriz Moesch | Silviane Lawall Soares | Marisley Vilas Bôas Soares |
RES20 | CORES E ENREDOS QUE RETRATAM AS INFÂNCIAS: OS DESENHOS INFANTIS COMO RECURSO DE PESQUISA NO CAMPO EDUCACIONAL | Ediane Weis | Lenir Luft Schmitz | Márcia Páscoa Pres | | |
RES21 | ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INICIAÇÃO - PIBID – FAI | Andrea Gretzler de Freitas | | | | |
RES22 | UMA PESQUISA SOBRE A CORRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E A CONSTITUIÇÃO DAS INFÂNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL | Daiana Hochscheidt | Lenir Luft Schmitz | | | |