APRESENTAÇÃO
O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 6º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica. As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 16 de outubro de 2015. Acreditamos que a pesquisa deve fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição socializar estudos. O Curso de Pedagogia da FAI compreende ainda que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico de toda Instituição de Ensino Superior, constituindo-se em partes indissociáveis da formação do ensino de excelência. Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais. Em 2014, na sua 5º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta. As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/trasndisciplinaridade, possibilitando também a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.
COORDENAÇÃO GERAL
Maria Preis Welter
(Coordenadora do Curso de Pedagogia)
Jair André Turcatto
(Professor do Curso de Pedagogia)
Otília Wolhfarth
(Professora do Curso de Pedagogia)
Daiana Raquel Paschoali
(Professora do Curso de Pedagogia)
Lisete Hahn Kaufmann
(Professora do Curso de Pedagogia)
Correção Ortográfica: Otília Maria Dill Wohlfart
Correção da Metodologia: Jair André Turcatto
FICHA CATALOGRÁFICA
CÓDIGO | TÍTULO |
---|---|
FIC | FICHA CATALOGRÁFICA - SEMIC |
Editorial
O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 6º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica.
As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 18 de setembro de 2015.
Acreditamos que a pesquisa deve fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição socializar estudos.
O Curso de Pedagogia da FAI compreende ainda que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico de toda Instituição de Ensino Superior, constituindo-se em partes indissociáveis da formação do ensino de excelência.
Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais.
Em 2015, na sua 6º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta.
As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/trasndisciplinaridade, possibilitando também a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.
POSTERS
CÓDIGO | TÍTULO | AUTOR 1 | AUTOR 2 | AUTOR 3 | AUTOR 4 | AUTOR 5 |
---|---|---|---|---|---|---|
POS1 | 3º SEMINÁRIO REGIONAL DE RELAÇÕES DE GÊNERO: DIGNIDADE NA CONVIVÊNCIA ENTRE MULHERES E HOMENS | Fatima Marlete Bedin Slevinski | ||||
POS2 | A ESCOLA E A INCLUSÃO DOS/AS ALUNOS/AS COM SÍNDROME DE DOWN |
Vânia Schmitz | Fátima Marlete Bedin Sleviski | |||
POS3 | AS EXPERIÊNCIA QUE CONSTROEM HISTÓRIA NA TERCEIRA IDADE | CONSTANTE, Ariane Luiza Fellini | KLUNCK, Aline Theobald | RAFFAELLI, Alexandra Franchini | ||
POS4 | COMPREENDENDO AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL | SCHNEIDER, Mônica Tais Korbes | KIRCHNER, Elenice Ana | |||
POS5 | CONFLITOS, MEDIAÇÃO E CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO |
EYNG,Francieli | WELTER, Preis Maria | |||
POS6 | CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA | ANESE, Ritieli Andressa | MEOTTI, Cristiane | PASCHOALI, Daiana Raquel | ||
POS7 | DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: TÉCNICAS E METODOLOGIAS PARA TRABALHAR COM O ALUNO DISLÉXICO | KEIL, Tainessa | SOPRANO, Inês | |||
POS8 | ÉTICA EDUCACIONAL | Amanda Renata Soares | Jeancarlo Niederle | Karime Hatem | Renan Rower | Juliane Colling |
POS9 | ÉTICA NA EDUCAÇÃO | Carine Finger | Dalvana Scheafer | Eva Candido Fortunado | Juliane Colling | |
POS10 | ÉTICA NA EDUCAÇÃO | Cristian Consatti | Daniel Juver | Ezequiel Pavi | Alessandro Rohden | Juliane Colling |
POS11 | INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: OUTROS OLHARES |
SAÚGO, Jéssica Strege | SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin | |||
POS12 | MEMORIAL: MULHERES MUDAM O MUNDO, ESTAS E MUITAS OUTRAS! | SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin | ||||
POS13 | MULHERES AGRICULTORAS CAMPONESAS: EMANCIPAÇÃO HISTÓRICA E VIDA COTIDIANA |
OLIVEIRA, Salete Goettems de | SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin | |||
POS14 | PESQUISA EM DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: (RE) SIGNIFICANDO SABERES E PRÁTICAS EM ÉPOCAS DE CRISE |
ANESE, Ritieli Andressa | DAL BOSCO, Adriane J | KESSLER, Alessandra | RAFFAELLI, Alexandra F | SCHMITZ, Lenir L |
POS15 | TELEFONE CELULAR, BENÍFICOS E MALEFÍCIOS: SUA VIDA POR UM TOQUE | CAMPOS, Milena Ferri | LOCATELLI, Maria Elizabete | CAMPOS, Mariéli Ferri | NEGRINI, Regina | |
POS16 | UM OLHAR SENSÍVEL PARA A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE | LIMA, Patrícia | SIQUEIRA, Maria Graziela | PASCHOALI, Daiana Raquel | ||
POS17 | UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE A INFÂNCIA: CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL | KIRCHNER, Elenice Ana | PASCHOALI, Daiana Raquel | |||
POS18 | UMA PESQUISA ACERCA DO RELACIONAMENTO FAMILIAR E ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS DIFERENTES GERAÇÕES | MARASCA, Thais Regina | SCHMITZ, Lenir Luft | |||
POS19 | UMA PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO CONTEXTO ESCOLAR | SEGER, Sirlei Schafer | SCHMITZ, Lenir Luft |
RESUMOS EXPANDIDOS
CÓDIGO | TÍTULO | AUTOR 1 | AUTOR 2 | AUTOR 3 | AUTOR 4 | AUTOR 5 |
---|---|---|---|---|---|---|
RES1 | A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: CONHECER E COMPREENDER O ATENDIMENTO HOSPITALAR | Patrícia de Lima dos Santos | Elaine Weber Skrsypcsak | |||
RES2 | A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LINGUAGEM EM DESENVOLVIMENTO | Viviane Strohschein | Eliezer Pandolfo da Silva | |||
RES3 | A IMPORTÂNCIA DO USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Gabriela Staub | Luciana Mendes da Costa | Maria Preis Welter | ||
RES4 | A INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DA APRENDIZAGEM E DA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR | PASCHOALI, Daiana Raquel | COLLING, Juliane | |||
RES5 | A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Júlia Schmitz | Daniel Skrsypcsak | |||
RES6 | A PRESENÇA DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVO HORIZONTE E AS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS ENTRE AS MESMAS | Maria Graziela Siqueira | Elaine Weber Skrsypcsak | |||
RES7 | APRENDER MATEMÁTICA COM ENCANTAMENTO E DIVERSÃO | Jefferson Alves de Carvalho | Lithele Eluane Dill | Ilário Ruscheinsky | ||
RES8 | ARTES CÊNICAS: O CORPO COMO VEÍCULO FACILITADOR DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Janaíne Alessandra Weigner | Eliezer Pandolfo da Silva | |||
RES9 | COMPREENDENDO O UNIVERSO LÚDICO | Adriana Maria Silva Costa | Natálie Schneiders | Thaís Boufleur | ||
RES10 | CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL CATEQUÉTICO E A INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NO CONVÍVIO FAMILIAR | Daniela Welchen | Soeli Kothe | Elaine Weber Skrsypcsak | ||
RES11 | DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; COMO SUPERÁ-LAS? | Adriane de Medeiros | Maria Preis Welter | |||
RES12 | ELEIÇÃO DE DIRETORES: PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA GESTÃO ESCOLAR | Camila Luiza Schmidt | Daniel Skrsypcsak | |||
RES13 | ESPAÇOS TOPOFÍLICOS NO AMBIENTE ESCOLAR E A SENSIBILIDADE DOCENTE DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | BECKER,Tatiane Teresinha Orth | RECKZIEGEL, Vanessa Angélica | RAFFAELLI, Alexandra Franchini | DAL SOTO, Ubiridiana Patrícia | |
RES14 | FAMÍLIA: TEMPO PARA CONHECER E ACOLHER SUA HISTÓRIA | Andréia Neiss | Carolina Hofer | Elaine Weber Skrsypcsak | ||
RES15 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Juliane Colling | Luciane Helfer | |||
RES16 | LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UM OLHAR PARA CONTRIBUIÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA | KLUNCK, Aline Theobald | PASCHOALI, Daiana Raquel | |||
RES17 | O ADOLESCENTE ONTEM, HOJE E AMANHÃ. | Geovana Cristina Schafer | Salete Goettems de Oliveira | Elaine Weber Skrsypcsak | ||
RES18 | OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO | Juline Kuhn Meier | Lisete Hahn Kaufmann | |||
RES19 | QUALIDADE DE VIDA: DESCOBERTAS DE UM VERDADEIRO TESOURO | Diovana da Silva | Luzia Cristiane Parizotto | Elaine Weber Skrsypcsak | ||
RES20 | TÉCNICAS PARA ENRIQUECER A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR | DILL, Daiane | STROHSCHEIN,Viviane | KIRCHNER,Elenice Ana | ||
RES21 | UM OLHAR SENSÍVEL PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL | HEMSING, Micheli | SEGALA, Viviane | PASCHOALI, Daiana Raquel | ||
RES22 | UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL | DILL, Daiane | KIRCHNER, Elenice Ana | |||
RES23 | ESPAÇO TEMPO ESCOLAR: DA ESCOLA COMUNITÁRIA À ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL | NEISS, Andréia | WELTER, Maria Preis | |||
RES24 | A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA EPI PORTO NOVO: A ATUAÇÃO DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA PIBID |
Cíntia Taiza Klein |
Marilete Staub | Jair Turcatto | ||
RES25 | TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ALIADA OU VILÃ? |
Raquel Klein |
Gabriela Staub | Maria Preis Welter | ||
RES26 | AS PECULIARIDADES DA INFÂNCIA NO CONTEXTO RURAL E URBANO |
KOTHE, Soeli |
KIRCHNER,Elenice Ana | |||
RES27 | DA ESCOLA TRADICIONAL Á ESCOLA CONTEMPORÂNEA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR |
Luciane Schlickmann |
Lenir Luft Schmitz | |||
RES28 | DESMISTIFICANDO O CYBERBULLYING |
Tainá Cauita Henkes Albernaz |
Cláudia Taís Siqueira Cagliari | Liana Maria Feix Suski | ||
RES29 | RELATO DE CASO: Atividades do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FAI |
Janice Rother |
Simone Beatriz Soffiatti | Jair André Turcatto |