Seminário de Iniciação Científica
do curso de Pedagogia
ISSN 2359-554X
16 de outubro de 2015

APRESENTAÇÃO

O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 6º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica. As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 16 de outubro de 2015. Acreditamos que a pesquisa deve fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição socializar estudos. O Curso de Pedagogia da FAI compreende ainda que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico de toda Instituição de Ensino Superior, constituindo-se em partes indissociáveis da formação do ensino de excelência. Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais. Em 2014, na sua 5º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta. As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/trasndisciplinaridade, possibilitando também a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.

  • REALIZADORES

  • Pedagogia
  • PATROCINADORES

  • FAI Faculdades
  • COORDENAÇÃO GERAL

  • Maria Preis Welter (Coordenadora do Curso de Pedagogia)
    Jair André Turcatto (Professor do Curso de Pedagogia)
    Otília Wolhfarth (Professora do Curso de Pedagogia)
    Daiana Raquel Paschoali (Professora do Curso de Pedagogia)
    Lisete Hahn Kaufmann (Professora do Curso de Pedagogia)

    Correção Ortográfica: Otília Maria Dill Wohlfart
    Correção da Metodologia: Jair André Turcatto

    FICHA CATALOGRÁFICA

    CÓDIGOTÍTULO
    FICFICHA CATALOGRÁFICA - SEMIC

    Editorial

    O Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades está em sua 6º edição e teve como principal objetivo possibilitar a socialização de conhecimentos científicos, o incentivo à pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão, visando o enriquecimento da formação acadêmica.
    As apresentações dos trabalhos selecionados aconteceram na noite do dia 18 de setembro de 2015.
    Acreditamos que a pesquisa deve fazer parte do cotidiano acadêmico, sendo o SEMIC um espaço que oportuniza aos acadêmicos, egressos e professores da instituição socializar estudos.
    O Curso de Pedagogia da FAI compreende ainda que a pesquisa precisa fazer parte do cotidiano acadêmico de toda Instituição de Ensino Superior, constituindo-se em partes indissociáveis da formação do ensino de excelência.
    Para isso, a Instituição torna públicos os resultados das pesquisas submetidas ao evento, por meio dos presentes Anais.
    Em 2015, na sua 6º edição, o evento passa a publicar os Anais em meio eletrônico. Nas edições anteriores os trabalhos foram publicados em CD-ROM, todos disponíveis na biblioteca da FAI para consulta.
    As produções teóricas presentes nos Anais contemplam estudos na área da educação e áreas afins, primando pela diversidade de olhares e pela inter/trasndisciplinaridade, possibilitando também a vinculação do conhecimento com o desenvolvimento profissional e pessoal.

    POSTERS

    CÓDIGOTÍTULOAUTOR 1AUTOR 2AUTOR 3AUTOR 4AUTOR 5
    POS13º SEMINÁRIO REGIONAL DE RELAÇÕES DE GÊNERO: DIGNIDADE NA CONVIVÊNCIA ENTRE MULHERES E HOMENS Fatima Marlete Bedin Slevinski  
    POS2A ESCOLA E A INCLUSÃO DOS/AS ALUNOS/AS
    COM SÍNDROME DE DOWN
    Vânia SchmitzFátima Marlete Bedin Sleviski
    POS3 AS EXPERIÊNCIA QUE CONSTROEM HISTÓRIA NA TERCEIRA IDADE CONSTANTE, Ariane Luiza Fellini KLUNCK, Aline Theobald RAFFAELLI, Alexandra Franchini
    POS4 COMPREENDENDO AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL SCHNEIDER, Mônica Tais Korbes KIRCHNER, Elenice Ana
    POS5 CONFLITOS, MEDIAÇÃO E CONVIVÊNCIA NA ESCOLA:
    UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO
    EYNG,Francieli WELTER, Preis Maria
    POS6 CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA ANESE, Ritieli Andressa MEOTTI, Cristiane PASCHOALI, Daiana Raquel
    POS7 DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: TÉCNICAS E METODOLOGIAS PARA TRABALHAR COM O ALUNO DISLÉXICO KEIL, Tainessa SOPRANO, Inês
    POS8 ÉTICA EDUCACIONAL Amanda Renata Soares Jeancarlo Niederle Karime Hatem Renan Rower Juliane Colling
    POS9 ÉTICA NA EDUCAÇÃO Carine Finger Dalvana Scheafer Eva Candido Fortunado Juliane Colling
    POS10 ÉTICA NA EDUCAÇÃO Cristian Consatti Daniel Juver Ezequiel Pavi Alessandro Rohden Juliane Colling
    POS11 INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE:
    OUTROS OLHARES
    SAÚGO, Jéssica Strege SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin
    POS12 MEMORIAL: MULHERES MUDAM O MUNDO, ESTAS E MUITAS OUTRAS! SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin  
    POS13 MULHERES AGRICULTORAS CAMPONESAS:
    EMANCIPAÇÃO HISTÓRICA E VIDA COTIDIANA
    OLIVEIRA, Salete Goettems de SLEVINSKI, Fatima Marlete Bedin
    POS14 PESQUISA EM DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
    (RE) SIGNIFICANDO SABERES E PRÁTICAS EM ÉPOCAS DE CRISE
    ANESE, Ritieli Andressa DAL BOSCO, Adriane J KESSLER, Alessandra RAFFAELLI, Alexandra F SCHMITZ, Lenir L
    POS15 TELEFONE CELULAR, BENÍFICOS E MALEFÍCIOS: SUA VIDA POR UM TOQUE CAMPOS, Milena Ferri LOCATELLI, Maria Elizabete CAMPOS, Mariéli Ferri NEGRINI, Regina
    POS16 UM OLHAR SENSÍVEL PARA A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE LIMA, Patrícia SIQUEIRA, Maria Graziela PASCHOALI, Daiana Raquel
    POS17 UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE A INFÂNCIA: CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL KIRCHNER, Elenice Ana PASCHOALI, Daiana Raquel
    POS18 UMA PESQUISA ACERCA DO RELACIONAMENTO FAMILIAR E ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS DIFERENTES GERAÇÕES MARASCA, Thais Regina SCHMITZ, Lenir Luft
    POS19 UMA PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO CONTEXTO ESCOLAR SEGER, Sirlei Schafer SCHMITZ, Lenir Luft

    RESUMOS EXPANDIDOS

    CÓDIGOTÍTULOAUTOR 1AUTOR 2AUTOR 3AUTOR 4AUTOR 5
    RES1A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: CONHECER E COMPREENDER O ATENDIMENTO HOSPITALAR Patrícia de Lima dos SantosElaine Weber Skrsypcsak  
    RES2A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LINGUAGEM EM DESENVOLVIMENTO Viviane StrohscheinEliezer Pandolfo da Silva  
    RES3A IMPORTÂNCIA DO USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO
    ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
    Gabriela Staub Luciana Mendes da Costa Maria Preis Welter 
    RES4A INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DA APRENDIZAGEM E DA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR PASCHOALI, Daiana RaquelCOLLING, Juliane  
    RES5A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Júlia Schmitz Daniel Skrsypcsak 
    RES6A PRESENÇA DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVO HORIZONTE E AS RELAÇÕES CONSTITUÍDAS ENTRE AS MESMAS Maria Graziela Siqueira Elaine Weber Skrsypcsak 
    RES7APRENDER MATEMÁTICA COM ENCANTAMENTO E DIVERSÃO Jefferson Alves de Carvalho Lithele Eluane Dill Ilário Ruscheinsky 
    RES8ARTES CÊNICAS: O CORPO COMO VEÍCULO FACILITADOR DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Janaíne Alessandra Weigner Eliezer Pandolfo da Silva
    RES9COMPREENDENDO O UNIVERSO LÚDICO Adriana Maria Silva Costa Natálie Schneiders Thaís Boufleur 
    RES10CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL CATEQUÉTICO E A INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NO CONVÍVIO FAMILIAR Daniela Welchen Soeli Kothe Elaine Weber Skrsypcsak  
    RES11DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; COMO SUPERÁ-LAS? Adriane de Medeiros Maria Preis Welter  
    RES12ELEIÇÃO DE DIRETORES: PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA GESTÃO ESCOLAR Camila Luiza Schmidt Daniel Skrsypcsak
    RES13ESPAÇOS TOPOFÍLICOS NO AMBIENTE ESCOLAR E A SENSIBILIDADE DOCENTE DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BECKER,Tatiane Teresinha Orth RECKZIEGEL, Vanessa Angélica RAFFAELLI, Alexandra Franchini DAL SOTO, Ubiridiana Patrícia 
    RES14FAMÍLIA: TEMPO PARA CONHECER E ACOLHER SUA HISTÓRIA Andréia Neiss Carolina Hofer Elaine Weber Skrsypcsak 
    RES15FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Juliane Colling Luciane Helfer  
    RES16LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UM OLHAR PARA CONTRIBUIÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA KLUNCK, Aline Theobald PASCHOALI, Daiana Raquel
    RES17O ADOLESCENTE ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Geovana Cristina Schafer Salete Goettems de Oliveira Elaine Weber Skrsypcsak
    RES18OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO Juline Kuhn Meier Lisete Hahn Kaufmann
    RES19QUALIDADE DE VIDA: DESCOBERTAS DE UM VERDADEIRO TESOURO Diovana da Silva Luzia Cristiane Parizotto Elaine Weber Skrsypcsak  
    RES20TÉCNICAS PARA ENRIQUECER A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR DILL, Daiane STROHSCHEIN,Viviane KIRCHNER,Elenice Ana
    RES21UM OLHAR SENSÍVEL PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL HEMSING, Micheli SEGALA, Viviane PASCHOALI, Daiana Raquel
    RES22UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL DILL, Daiane KIRCHNER, Elenice Ana
    RES23ESPAÇO TEMPO ESCOLAR: DA ESCOLA COMUNITÁRIA À ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NEISS, Andréia WELTER, Maria Preis
    RES24 A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA EPI PORTO NOVO: A
    ATUAÇÃO DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA PIBID
    Cíntia Taiza Klein
    Marilete Staub
    Jair Turcatto
    RES25 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ALIADA OU VILÃ?
    Raquel Klein
    Gabriela Staub
    Maria Preis Welter
    RES26 AS PECULIARIDADES DA INFÂNCIA NO CONTEXTO RURAL E URBANO
    KOTHE, Soeli
    KIRCHNER,Elenice Ana
    RES27 DA ESCOLA TRADICIONAL Á ESCOLA CONTEMPORÂNEA: ALGUMAS
    CONSIDERAÇÕS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
    Luciane Schlickmann
    Lenir Luft Schmitz
    RES28 DESMISTIFICANDO O CYBERBULLYING
    Tainá Cauita Henkes Albernaz
    Cláudia Taís Siqueira Cagliari
    Liana Maria Feix Suski
    RES29 RELATO DE CASO: Atividades do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência -
    PIBID/FAI
    Janice Rother
    Simone Beatriz Soffiatti
    Jair André Turcatto