Do que trata a acessibilidade?
Em observância ao disposto nos Artigos 205, 206 e 208 da Constituição Federal de 1988, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N°10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.284/2003, a FAI Faculdades de Itapiranga cria a comissão de acessibilidade, para discutir e apresentar propostas que potencializem as condições de acesso à estrutura arquitetônica da instituição, bem como ao aprendizado.
Da acessibilidade arquitetônica
Com vistas a eliminar as barreiras físicas na instituição, foi providenciada a composição de: sinalização visual; bebedouros e sanitários adaptados; sala de atendimento prioritário; dimensões dos espaços para atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em setores como secretaria, biblioteca, setor financeiro, setor de apoio ao estudante; piso tátil direcional nas calçadas externas; rampas com piso antiderrapante e corrimãos; vagas de estacionamento para deficientes, devidamente dimensionadas e sinalizadas.
As novas edificações seguem os padrões de excelência que determinam os órgãos fiscalizadores, como CAU – Conselho dos Arquitetos e Urbanistas, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Prefeitura Municipal, bem como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros municipal, onde os projetos e as obras passam por análise, aprovação e liberação para funcionamento.
Da acessibilidade pedagógica
A IES preocupa-se com a eliminação de barreiras que possam impedir o acesso ao conhecimento acadêmico ao estudante. Neste aspecto, há discussões e ações para apoio psicopedagógico, acesso a intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa nos setores como secretaria, biblioteca, setor financeiro, setor de apoio ao estudante, setor de EAD. Neste sentido, percebe-se ainda a preocupação com a eliminação de barreiras na educação, presentes na matriz curricular de cursos, tais como a Pedagogia da FAI Faculdades, que disponibiliza as disciplinas de: Educação Inclusiva: direito à diversidade; Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva II; Gênero, Sexualidade e Educação e Educação Especial: Libras, despertando preocupações e discussões pertinentes ao assunto.
Da acessibilidade atitudinal
A FAI Faculdades inclui na matriz curricular dos cursos, temas relevantes como a acessibilidade, a inclusão social, a preservação ambiental, bem como os mencionados anteriormente para o curso de Pedagogia. A FAI Faculdades promove ainda, cursos de formação para professores e colaboradores com o objetivo de amadurecer as suas compreensões para com a diversidade e para com a inclusão social, como por exemplo: campanhas internas de conscientização voltadas à comunidade acadêmica, retratando as diferentes culturas existentes na instituição e nas relações humanas, e oficinas para o desenvolvimento da comunicação em LIBRAS para professores e colaboradores da instituição.
Da acessibilidade nas comunicações
A FAI Faculdades trabalha com o aprimoramento continuado de seu site para o atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais, capacitando atendentes e pessoas para comunicarem-se através das LIBRAS. Nesta perspectiva, utilizam-se recursos que possam ampliar a leitura ou mesmo facilitar a leitura e as interpretações dos conteúdos abordados pelos professores.
Da acessibilidade digital
A IES contempla a acessibilidade dgital através da disponibilidade de tecnologias que compreendam a utilização de máquinas e programas adequados nos laboratórios de informática, biblioteca e na sala de atendimento prioritário para alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Entre as diferentes modalidades que dizem respeito à acessibilidade, a FAI Faculdades preocupa-se em contemplá-la de forma a perpassar da acessibilidade física ou arquitetônica, chegando à acessibilidade pedagógica e tecnológica no sentido de alinhar todos os requisitos possíveis a sensibilização da comunidade acadêmica para a construção de uma nova ética, advinda da consciência do respeito, do reconhecimento e da valorização das diferenças e que, a partir da implantação das ações propostas, sejam fomentadas condições efetivas de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes.
Da acessibilidade digital
Considerando a legislação vigente bem como o compromisso com a inclusão, a FAI Faculdades desenvolve ações a fim de garantir de fato que alunos com alguma deficiência estejam incluídos no Ensino Superior e possam ingressar no mercado de trabalho. Estas ações são de cunho tanto arquitetônico como de atendimento educacional especializado.
Da acessibilidade plena
Considerando a legislação vigente bem como o compromisso com a inclusão, a FAI Faculdades desenvolve ações a fim de garantir de fato que alunos com alguma deficiência estejam incluídos no Ensino Superior e possam ingressar no mercado de trabalho. Estas ações são de cunho tanto arquitetônico como de atendimento educacional especializado.
A FAI busca ainda, através de suas ações assegurar aos acadêmicos da educação especial as condições de igualdade no acesso, na permanência e na conclusão dos estudos na educação superior. Tais condições são promovidas institucionalmente a partir da eliminação do conjunto de barreiras, a saber: arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais, nas comunicações e digitais.
Considerando a necessidade institucional de fomentar os estudos para o desenvolvimento de práticas e ações que possam acolher as demandas de pessoas com necessidades especiais, torna pública a portaria n° 21/2016, que tem por objetivo designar os membros da comissão de acessibilidade:
Prof. André Luis Debarba – Arquiteto e Urbanista (Coordenador);
Prof. Cristian Samuel Wandscheer - Gerente Administrativo;
Prof. Givanildo Quadros - Engenheiro Civil;
Profª Silviane Lawall Soares - Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI;
Profª Inês Ivone Cecin Soprano - Pedagoga - Área de Educação Especial/Interprete de LIBRAS;
Prof. Delcimar Filippin - Professor das disciplinas de LIBRAS;
Prof. Douglas Flach - Auxiliar Escolar (Atendimento Educacional Especializado);
Denerson Mariano Rodrigues – Representante dos Acadêmicos;
Elisabeta Eidt Follmann – Representante dos pais.
A comissão trabalha de forma continuada, reúne-se periodicamente, e tem seus encontros registrados em ata. Seu o objetivo é eliminar as barreiras, no âmbito arquitetônico, atitudinal, pedagógico, digital e de comunicações, no que diz respeito ao acesso à aprendizagem e ao espaço físico para todos, indistintamente, na FAI Faculdades de Itapiranga.
Fale com a Comissão de Acessibilidade: arquitetura@faifaculdades.edu.br
O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico visa oportunizar a orientação e acompanhamento dos acadêmicos matriculados na FAI Faculdades, visando aperfeiçoar o relacionamento consigo, com os outros e com a instituição, no intuito de garantir as condições para acesso, permanência e a conclusão do Curso Superior.
Quem integra o NAAP?
Professora Deise Josene Stein – Psicóloga
Professor Alain Baderha Kalema – Teólogo
Leonice Bassani – Auxiliar escolar
Douglas Flach – Auxiliar escolar
Atividades desenvolvidas pelo NAAP
- Atendimento aos acadêmicos com dificuldades diversas (adaptação, orientação profissional, dificuldades de aprendizagem e relacionamento, entre outros);
- Capacitação dos docentes para atuarem junto aos acadêmicos com alguma deficiência;
- Planejamento junto a direção, coordenações e professores na condução das atividades e avaliações dos acadêmicos com deficiência;
- Avaliação da necessidade de auxiliar escolar.
Fale com o NAAP: naap01@faifaculdades.edu.br
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU