FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Aconteceu na noite desta terça-feira (25/08) na Câmara de Vereadores de Itapiranga, o lançamento do livro "Max von Lassberg: vida, obra, tributos", de autoria do escritor e professor Roque Jungblut, que conta a história do padre que participou ativamente da história e colonização da região.

A cerimônia contou com a presença dos prefeitos de Itapiranga, São João do Oeste e representante de Tunápolis, além do diretor da FAI Faculdades, Padre Dionísio, visitantes de Cerro Largo, Panambi, Ijuí, familiares do escritor, acadêmicos da FAI e público em geral de toda região.

As autoridades presentes ressaltaram a importância do trabalho do professor Roque Jungblut e o parabenizaram pela obra. O Diretor Geral da FAI Faculdades destacou o trabalho do professor Roque ao resgatar a história do Padre Lassberg, precursor da colonização de Porto Novo.

Na sequência, o autor explicou a história do livro, especialmente sobre o personagem principal, Padre Max von Lassberg, colonizador de Itapiranga.

O convidado especial Elemar Wilhelm, de Cerro Largo, falou do seu livro "O primeiro centenário de um sonho" que também cita passagens do Padre Max von Lassberg. Já o convidado Ivo Beuter, de Panambi, também falou de seu livro "A saga de um povo" e também citou o Padre Lassberg. O professor de Ijuí, Hilário Barbian, convidado do autor, também fez questionamentos e contribuiu com as explicações. Outro convidado especial foi o professor Hugo Bracht, que fez uma avaliação do livro lançado dizendo que servirá de base para os estudos históricos da colonização da região de Porto Novo, hoje Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.

Roque Jungblut também é autor dos livros: Porto Novo, um documentário histórico, já na 3ª edição, e Matemática Básica, modelada e informatizada.

Sobre o Livro

Conforme sugere o título, é um livro biográfico, porém percorre a história das colonizações teuto-brasileiras acontecidas no Rio Grande do Sul e as consequentes formações coloniais de Serro Azul, Porto Novo, Puerto Rico, além de outras repercussões. Os principais fatos aconteceram entre 1860-1930, porque neste período (1) os jesuítas foram expulsos da Alemanha (1872) e muitos deles vieram trabalhar no Rio Grande do Sul, a exemplo do Pe. Max von Lassberg; (2) os imigrantes alemães estavam abandonados, empobrecidos e desorganizados; (3) os jesuítas (e outros) organizaram os colonizadores em associações com objetivos sócio-econômico-educacionais; (4) foram pesquisadas e criadas áreas para assentamento de teuto-brasileiros.

Embora muitas pessoas tenham participado dos acontecimentos, o Padre Max von Lassberg viveu este período participando ativamente dos projetos de associativismo, de instrução laica e religiosa, de colonização, de pastoral, com a vantagem de ter deixado por escrito o que de mais importante aconteceu. Para compreender os seus escritos é necessário falar de participações e interferências de outras pessoas, de acontecimentos históricos, de governos e suas políticas, das realidades da época, etc.

Max von Lassberg foi um pastor religioso, apaixonado por aventuras, pela natureza, pelas cavalgadas, sempre direcionadas para a cura das almas e das colonizações dos imigrantes europeus, especialmente alemães. O livro “Max von Lassberg: vida – obra – tributos” narra grandes aventuras vividas por este missionário das novas colonizações. Ele mesmo narra as peripécias e aventuras vividas nos primeiros tempos em Serro Azul (Cerro Largo – RS e arredores), em Dourado e região – RS, em Porto Rico – Missiones, em Porto Novo – SC. Pe Max descreve como chegaram a Porto Novo, como foi a primeira missa e narra o que fizeram em Itapiranga durante 30 dias do mês de julho de 1926, 3 meses após a fundação. As grandes viagens a cavalo de Pe Max não são apenas passeios, mas foram maneiras que o religioso encontrou de unir o agradável com projetos sociais relevantes.

Ao ler o livro, o leitor poderá entender o processo que criou Porto Novo, Serro Azul e Porto Rico, com excursões para fatos correlacionados. No estudo de contextualização, o livro dedica algumas páginas às Reduções Jesuíticas sobre as quais foram construídas Serro Azul e Porto Rico; descreve as origens familiares e com ela as causas da vinda dos jesuítas ao Sul do Brasil; estuda os esforços, os sucessos e fracassos vividos por líderes (Pe. Amstad, Pe. Max, Pe. Rick) para organizar os colonizadores em associações (Bauerverein, cooperativismo, Volksverein); mostra e relata as áreas desejadas e estudadas para concretizar colonizações étnicas e/ou confessionais; explica como e porque milhares de teuto-alemães sul-rio-grandenses foram morar na Argentina, cujos parentescos estão sendo descobertos pelas famílias apenas atualmente.

Pe Max foi amigo pessoal e companheiro de projetos de colonização de um agrimensor protestante, Carlos Culmey. Trabalharam juntos nos começos de Cerro Largo, em Santo Cristo e depois na Argentina: Porto Rico, Monte Carlo, Capiovi, Cunhapiru. Culmey colonizou a região que futuramente se desdobrou em uma dezena de municípios, onde é cultuado como fundador: Palmitos, São Carlos, Riqueza, Caibi, Cunhataí, Pinhalzinho, Saudades, Maravilha. Na parte final do livro, é apresentado um relato sucinto da obra de Carlos Culmey.

A posteridade reconhece a grande obra do Pe Max von Lassberg e lhe presta homenagens (tributos) batizando lugares, escolas, ruas e até empreendimentos comerciais com o seu nome.

Título do livro: Max von Lassberg: vida – obra - tributos.

Autor: Roque Jungblut

Editora: Letra&Vida, Porto Alegre.

Gráfica: Pallotti, Santa Maria – RS.

Data: janeiro de 2015

Possui 190 páginas, impressão colorida, 81 imagens.

Pontos de venda:

Iporã do Oeste – Livraria Bárbara

São João do Oeste – Bazar Cor e Amor

Tunápolis – Confecções e Utilidades Baumgratz

Itapiranga – Papelaria Dadylandy

O livro custa R$ 40,00. Inclusive o Livro Porto Novo, do mesmo autor, também pode ser adquirido nos mesmos lugares.

Tags :   Institucional,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016