Na última semana a equipe de apoio do ambiente FAI Virtual do Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI) realizou encontro com os coordenadores de curso e direção de ensino para discutir o desenvolvimento das disciplinas semipresenciais.
A equipe de apoio do ambiente FAI Virtual apresentou aos coordenadores a importância do desenvolvimento de atividades semipresenciais, citando exemplos de sucesso que envolvem o ensino à distância. Algumas das melhores universidades do mundo, como Harward, Standford, MIT, USP entre outras, já estão se utilizando das ferramentas de ensino virtual para disponibilizar cursos gratuitos para o mundo todo. Além disso, o mercado de trabalho está em busca dos profissionais que tenham autonomia na busca de novos conhecimentos, habilidade desenvolvida nos estudantes do ensino virtual.
Foi apresentada a estrutura de funcionamento das disciplinas semipresenciais na instituição, destacando-se o papel de cada ator no processo (coordenação, professor, equipe de apoio e alunos), bem como o modelo de aulas proposto aos professores por meio de uma estrutura de planejamento. Foram expostos alguns exemplos de atividades e organização das aulas, destacando a importância da interação entre acadêmicos e professor nas atividades semipresenciais.
Posteriormente foram discutidos alguns aspectos a serem superados neste modelo de ensino. Algumas pessoas ainda acreditam que a realização do estudo virtual deprecia a qualidade da educação, porém, isto acontece quando os atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem não empenham-se no aproveitamento dos recursos disponíveis. Portanto, destacou-se a importância do planejamento das aulas, preparação dos conteúdos, organização dos acadêmicos para realização das atividades e cumprimento dos prazos, uma vez que as disciplinas semipresenciais têm tanta relevância quanto as demais disciplinas e o aluno pode aprender da mesma forma, ou até mais do que estando em sala de aula.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU