De 15 de abril a 15 de maio acontece na FAI Faculdades a Avaliação Institucional. Conforme o coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Odir Fank, o objetivo é colher sugestões dos acadêmicos, colaboradores e professores da Instituição para melhoria dos serviços e infraestrutura disponível. "Os acadêmicos estarão avaliando o desempenho dos professores de cada disciplina, a infraestrutura da FAI, os laboratórios dos cursos, a biblioteca, os serviços oferecidos, os coordenadores de curso e a gestão instituicional, enquanto os professores também irão avaliar o desempenho dos acadêmicos e a infraestrutura disponível", explica Odir.
Além da Avaliação Institucional que é realizada semestralmente, a comunidade acadêmica dispõe também do serviço de Ouvidoria para encaminhamento de sugestões ou denúncias.
A Avaliação Institucional está pautada nas dez dimensões do SINAES, os quais são exigências legais que servem, nesse contexto, como incentivo à continuidade e ao aperfeiçoamento do trabalho. Seguem abaixo:
1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
2. Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa e demais modalidades;
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere a sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4. A comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, bibliot-ca, recursos de informação e comunicação;
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, re-sultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
9. Políticas de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU