A principal razão para as empresas desenvolverem novos produtos deve-se principalmente ao fato que os novos produtos abrem caminhos para as empresas manterem-se lucrativas e sobreviverem no mundo globalizado e competitivo.
Neste contexto, a turma do sétimo semestre do curso de Tecnologia em Alimentos contempla a disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios, buscando novas alternativas em produtos àqueles encontrados no mercado.
Para o professor da disciplina, Engenheiro de Produção Rafael Alvise Alberti, “com as mudanças em tecnologia, o ciclo de vida dos produtos têm diminuído constantemente, além das maiores exigências por parte dos consumidores. Tudo isto incide nas empresas, exigindo agilidade, produtividade e alta qualidade. Dependendo necessariamente, da conjunção de eficiência e eficácia dos processos de desenvolvimento de novos produtos”.
Para lançar novos produtos, um caminho para a indústria de alimentos e seus profissionais se dá através da inovação. Desta forma os discentes foram desafiados de maneira ativa a realizar pesquisas de mercado, estudar propostas de marketing, quantificar os custos e preço de venda, escolher os tipos de embalagens mais adequadas e embasar legalmente o desenvolvimento do produto desejado.
Desta maneira, durante as primeiras aulas do semestre, os discentes realizaram as pesquisas pertinentes e escolheram seus objetivos quanto aos novos produtos e agora, nos laboratórios da Instituição estão testando e analisando as formulações que melhor atendam as necessidades dos consumidores.
A coordenação do curso enfatiza também que com a concorrência acirrada, no mercado atual há pouca margem para a redução dos preços, ou seja, esta competição baseada somente em preços torna-se cada vez mais difícil, assim sendo, promover a diferenciação do produto é fundamental. "É necessário criar diferenças entre o seu produto e o dos concorrentes e ainda satisfazer os desejos dos clientes, suas necessidades, superando suas expectativas", enfatiza a professora Raquel Piletti.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU