FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Pressupondo a importância de se trabalhar em equipe, as professores Maria Preis Welter e Otília Maria Dill Wohlfart, em suas respectivas aulas, promoveram a oportunidade de trabalho interdisciplinar para o primeiro semestre 2016 do curso de Pedagogia. Conforme as professoras, com a evolução dos trabalhos acadêmicos, fica visível a importância de se comprovar a concomitância e o encadeamento de uma disciplina com as demais do currículo, haja vista que nenhuma se expande isoladamente.

A interdependência delas favorece um pleno desenvolvimento intelectual o que culmina num ganho cognitivo, tanto do acadêmico quanto dos docentes envolvidos no projeto. Desta forma, concebe-se a ideia de que sempre que ocorre um trabalho interdisciplinar, o acadêmico é favorecido com acréscimos valorosos em seus estudos, promovendo uma dinâmica das aulas e agregando valor na leitura e produção textual.

O trabalho com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o acadêmico quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos acadêmicos e com os resultados obtidos; ganha o acadêmico, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

Considerando essa abordagem, ocorreu a efetivação do trabalho interdisciplinar e a posterior socialização com a turma. O trabalho iniciou através da professora Maria Preis Welter, ministrando a disciplina de Introdução à Pedagogia que apresentou o texto ‘A águia e a galinha’ de Leonardo Boff durante suas aulas. Neste momento, foi feita a leitura e algum comentário prévio sobre os elementos que contrastam entre a águia e a galinha, conforme visão do conto.

Após esta parte, a continuidade foi realizada pela professora Otília, durante as aulas de Linguagem e Produção Textual. Antes de se ver a concretude redacional, foi explanado sobre o que é uma descrição subjetiva, quais os passos de uma descrição subjetiva, a tipologia textual e a verbalização correta identificados, a estrutura da paragrafação, o tópico frasal, os elementos contribuintes de um parágrafo detalhadamente explicados. Após a leitura e interpretação do texto em sala de aula, a professora Maria convidou as docentes Daiane Paschoali e Kurlan Frey para acompanharem a turma de Pedagogia na encenação do conto ‘ A águia e a galinha’.

Os acadêmicos tiveram seus olhos vendados e foram conduzidos para a sala 31 do Bloco A, cujo espaço é específico para o desencadeamento da atividade. Quando chegaram à sala, foram acomodados e, ainda vendados, ouviram a interpretação do conto. Depois, puderam tirar a venda e assistir a um pequeno vídeo sobre a importância de ser águia e galinha. Esse vídeo gerou discussões entre os acadêmicos e as professoras Maria e Otília que conduziram o trabalho com indagações e comentários sobre o tema do conto. A aula transcorreu de forma agradável, os acadêmicos conseguiram entender a essência do conto e apresentaram relações entre a atualidade e a história do conto. A noite foi profícua, com a convalidação do trabalho e os acadêmicos demonstraram uma satisfação muito grande em participar de um trabalho interdisciplinar diferenciado.

De acordo com s acadêmico Júlio Altíssimo, "quanto às atividades realizadas esta noite, é interessante perceber nossa insegurança, mas podemos confiar nos outros; a história nos mostra como abrir nossos olhos e reconhecer nosso potencial". Conforme Taila Muller, “as atividades retrataram o momento que estamos vivendo. Foi necessário virar águia e levantar voo para encontrar nosso rumo que é o ensino superior”.

A acadêmica Zenaide Kuhn ressalta que ‘"essa noite nos provou que nunca estamos sozinhos. Independente do que fizermos, devemos nos esforçar e enfrentar os desafios, tanto para nossa satisfação quanto para a do colega. Devemos lembrar que, independente de águia ou galinha, sempre podemos confiar na família. Em qualquer adversidade, teremos sempre o apoio dela para nos ajudar a alçar voo mais prolongado e ousado. Da mesma forma como recebemos o apoio dos outros, devemos – como pedagogos- ser o apoio de outras pessoas que dele precisarem”.

Tags :   Pedagogia,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016