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Cursos de Licenciatura discutem as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

No último sábado ( 27/08) a FAI Faculdades, através dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, Extensão e Pós-Graduação, promoveu a discussão das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. As principais alterações, entre outras questões, estão a carga horária mínima dos cursos de Licenciaturas de 3.200 horas, carga horária de 400 horas para estágios e mais práticas nas diversas disciplinas dos cursos de licenciaturas.

O propósito das Novas Diretrizes é garantir padrão de qualidade dos cursos formadores de professores pelas Instituições de Ensino Superior, estipulando a Base Comum Nacional para a Formação Inicial. O principal foco é levar à concretização de uma sólida formação teórica e interdisciplinar, à consideração da unidade teoria e prática e à possibilidade do professor reconhecer dinâmicas pedagógicas que venham a contribuir para o seu exercício profissional. O grande destaque está na à oferta dos conhecimentos dos fundamentos da educação e dos conhecimentos pedagógicos, da Didática, das Metodologias e das Práticas de Ensino e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica

As novas diretrizes, que precisam ser contempladas até julho de 2017, foram elaboradas como resposta aos grandes desafios da Educação brasileira. Dados mostram que temos grandes desafios para garantir uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros. Alguns questionamentos foram abordados como: Formam-se professores com condições de responder aos desafios da escola hoje, com as demandas que caracterizam nossa sociedade? Eles são preparados para planejar e dar aulas? Para interpretar currículos da Educação Básica? Para reinventar ações pedagógicas? E, para escolher metodologias de trabalho? Para compreender o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens?

O compromisso de formar bons profissionais da Educação, professores, é da Instituição de Ensino Superior (IES) quando se refere a formação inicial, mas é também dos poderes públicos quando se trata da formação continuada, incentivos e valorização da profissão. Por isso o fórum foi realizado envolvendo a Direção da FAI Faculdades, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), representantes das prefeituras de Itapiranga e Tunápolis. Também participaram professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática.

A discussão foi conduzida pela coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Maria Preis Welter e pelo coordenador da Extensão, professor Kurlan Frey, que se valeram dos escritos e falas da professora Dra. Bernardete A. Gatti, profunda conhecedora dos desafios da formação de professores. Segundo Gatti, o grande desafio dos cursos de licenciaturas é formar ótimos professores, profissionais que conheçam como acontece o desenvolvimento do ser humano e saibam intervir estimulando este desenvolvimento com metodologias e práticas inovadoras. Assim, comporta “aprender a fazer pensando e pensar fazendo, saber fazer e porquê fazer”. (Gatti, 2013)

Durante o fórum, que proporcionou discussões e reflexões, ficou evidente que os Documentos em si não são “atuantes”, dependem de ações efetivas que propiciem a passagem do dito ao realizado.

"Para que a mudança comece a acontecer todos precisam se envolver de forma comprometida", destacam os professores Kurlan e Maria.

Tags :   Pedagogia,  Matemática,


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