Na noite de sexta-feira (23/9) o Clube Imigrantes ficou lotado para assistir a palestra do apresentador Marcos Piangers sobre inovação: uma espiada no mundo. A atividade fez parte do 3º Agrotec - Simpósio de Agronomia e Tecnologia em Alimentos, realizado na última semana, com palestra do meteorologista Leandro Puchalski, na quarta-feira 21/9, abordando as mudanças climáticas e o impacto na produção de alimentos, e também a Mostra de Iniciação Científica, na quinta 22/9, com apresentação de trabalhos de acadêmicos.
Leandro Puchalski falou com propriedade sobre as mudanças climáticas, confirmando a premissa de que elas já são realidade e que teremos que mudar nossas ações e até padrão de vida para minimizar os impactos. Já Marcos Piangers usou sua irreverência para abordar a inovação, mostrando que estamos em constante aperfeiçoamento e que as tecnologias farão, cada vez mais, parte de nossas vidas. Piangers destacou que muitas mentes brilhantes criaram tecnologias ou mudaram os padrões da sociedade quebrando paradigmas, portanto, devemos ter a mente aberta para nos adaptarmos rapidamente as novas tecnologias.
A coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, professora Raquel Piletti, avalia a 3ª edição do Agrotec como um sucesso. Ressalta ainda, que só foi possível com a participação de grandes profissionais, cursos que trabalham para um bem comum, pessoas dedicadas e parcerias que acreditaram no sucesso do evento. A coordenadora ressalta que as palestras deste ano foram de interesse da comunidade como um todo, visto pela participação de público externo à FAI. "Isso mostra que a Instituição também tem essa preocupação na escolha dos temas e profissionais. O 4º Agrotec já está sendo discutido e certamente grandes profissionais estarão presentes, enfatiza Raquel.
O coordenador de Agronomia, professor Anderson Rhoden, disse que "o Agrotec foi um sucesso, pois tivemos palestras de qualidade, com temas relevantes e por profissionais renomados, além de uma grande procura pela Mostra de Iniciação Científica, o que nos traz a certeza de que foi um evento relevante para a região". Rhoden agradece a todos que vestiram a camisa, trabalharam, apoiaram, compartilharam momentos e incentivaram a busca do objetivo que era fazer um grande evento.
O presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Cristiano Buerhmann, avalia que a parceria entre os dois cursos possibilitou palestras enriquecedoras. "Os assuntos abordados nos três dias de evento foram escolhidos com sucesso. Agradeço a todos que participaram e tornaram o evento possível e pelos ensinamentos fantásticos que foram compartilhados comigo e com o público presente".
Já o acadêmico de Agronomia, Alessio Paludo, enfatiza a soma de esforços para mobilizar acadêmicos, professores, direção e a comunidade regional. "O 3º Agrotec foi muito positivo, pois trouxe ótimas palestras que ilustram assuntos vistos em sala de aula, além de proporcionar momentos de descontração".
Para o acadêmico Ariel Ritter, avalia o Agrotec como um evento de oportunidades, onde tem-se acesso à informações relevantes para a carreira profissional. Conhecer um pouco as tendências futuras, bem como as alterações climáticas que vêem a alterar o sistema do agronegócio. "Também considero o mesmo uma porta para quem almeja futuramente seguir nos estudos, uma vez que existe a possibilidade de expor o conhecimento do acadêmico em forma de resumo ou artigo, que é publicado e assim acrescentando valor ao currículo do aluno".
No fim da palestra, Piangers conversou com os acadêmicos e professores e também tirou fotos e autografou livros.
Sobre o Palestrante
Marcos Piangers está desde 2001 trabalhando com comunicação jovem e plataformas digitais no maior grupo de mídia do sul do Brasil. Apresenta o programa Pretinho Básico, um fenômeno de audiência. Produz conteúdo para tv, rádio, jornal e internet. É responsável pela inovação nas rádios do grupo RBS e coordena a área digital, área de vídeo, redes sociais, branded content e de impressos da Rede Atlântida. Em 2015 escreveu o best seller O Papai é Pop, o livro que já vendeu mais de 100 mil exemplares e fala sobre sua maior paixão: ser pai da Anita e da Aurora, as meninas que dão razão para a sua existência. Em 2016 lançou O Papai é Pop 2, que alcançou o ranking nacional de livros mais vendidos do Brasil.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU