FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Nesta semana os calouros do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da FAI Faculdades participaram de atividade prática no Laboratório de Metodologias Interativas do Bloco C. De acordo com o professor André Klunk, da disciplina de Sistemas de Informação e Aplicativos, a ementa prevê apresentar ao acadêmico ingressante as nuances que envolvem o uso dos meios tecnológicos no cotidiano empresarial e os efeitos ocasionados.

Para o professor, o aluno, em geral, chega no início do curso tendo um conhecimento mais técnico e restrito a determinada área da tecnologia. Esse conhecimento prévio vem ao encontro para o debate em aula, onde lhe são apresentados novos conceitos, com intuito do mesmo criar uma relação da aplicabilidade da tecnologia no meio corporativo, como forma de auxiliar na gestão e melhoria dos resultados.

"Ampliar os conhecimentos na área tecnológica, aliando a capacidade de sua inserção e aplicabilidade nos mais diversos segmentos da sociedade é a premissa básica objetivada no curso de GTI. Neste sentido, os conteúdos elencados na disciplina vem como forma introdutória, preparar o aluno a desenvolver esse elo desde o início do curso. Como recém-ingressos no meio acadêmico, foi proposta uma atividade em grupos para integrar e proporcionar maior socialização entre os alunos da turma. Foram formados oito grupos, de cinco acadêmicos cada, através de uma dinâmica realizada em sala, e posterior distribuição dos temas objetos da pesquisa a serem desenvolvidos em cada qual. Utilizando-se dos notebooks, recebidos da Instituição e entregues para cada aluno do curso, com amplo acesso à internet e biblioteca, a atividade proposta foi a elaboração de um artigo por grupo, desenvolvido em sala de aula e extraclasse. A etapa posterior consistirá na socialização dos textos produzidos, com debate em sala de aula, instigando a intercomunicação e oratória", explica o professor.

Os temas, todos voltados ao uso de sistemas de informação e seus impactos no dia a dia, tanto nas empresas como no cotidiano das pessoas, "permitiu aos acadêmicos assimilar de forma mais concreta as muitas possibilidades do emprego da tecnologia da informação", avalia André.

A atividade foi muito bem avaliada pelos acadêmicos, o que pode ser evidenciado a partir dos depoimentos aqui relatados.

“A aula na sala especial foi muito positiva, pois é uma experiência nova que na nossa opinião foi boa, pois há uma interação e colaboração maior, além de sair um pouco da rotina da sala de aula para um ambiente diferente. Deixa de ser algo monótono, que nos motiva a caprichar mais com o fato que o lugar é muito bom para trabalhar em grupos, trazendo uma rentabilidade maior na hora de fazer a atividade".

“Tivemos a oportunidade de conhecer e interagir com os componentes do grupo, compartilhando conhecimentos e ideias, auxiliados pelo ambiente da sala específica que ajudou bastante, pois ficamos frente a frente, facilitando o trabalho em equipe. Todo trabalho foi bem encaminhado, e o desenvolvimento auxiliado pelo professor. Gostamos bastante de realizar essa atividade”.

“O grupo concorda que, pelas necessidades envolvidas em obter-se um nível de interação acima do encontrado em sala de aula, foi de total produtividade a experiência de mudança de sala. Todos (do grupo) foram capazes de realizar suas tarefas de modo ágil e conciso, além de alguns integrantes demonstrarem empolgação pelo ambiente novo, de forma com que o conhecimento acerca das dependências da FAI também tenha sido ampliado, facilitando futuros projetos”.

“Nosso grupo achou a aula ótima, pois conseguimos estudar e trocar muitas ideias sobre o tema, e assim, pudemos aprender o conteúdo de forma mais tranquila, de maneira que cada um contribuiu para constituirmos o trabalho. O ambiente em que trabalhamos corroborou diretamente para que isso acontecesse, pois além de ser um espaço amplo e a turma (que é grande) poder trabalhar mais confortavelmente, as mesas redondas da sala proporcionaram uma melhor experiência de socialização no grupo”.

“De modo geral, concluímos que o trabalho em equipes foi muito satisfatório, devido ao fato de ser uma maneira de aproximar a turma, pois muitos alunos ainda não interagirão um com o outro. Como também é uma estimativa do que enfrentaremos depois de formados, aonde o trabalho em equipe é um requisito básico para o sucesso profissional. O trabalho em equipe é bom para que possamos colocar nossos cérebros e talentos para funcionar juntos com os demais, em busca do melhor resultado. Sobre a troca de sala, concordamos em ser algo positivo, pois no nosso grupo, praticamente desconhecemos ainda o Bloco B e C. E por mais que seja de certo modo longe do Bloco A, foi maravilhoso poder conhecer mais um pouco da FAI Faculdades”.

“A experiência de compartilhar informações com pessoas quase desconhecidas não foi um grande problema para nosso grupo. Nós nos entendemos desde o começo do trabalho e em todo o processo de realização nos divertimos bastante e conseguimos deixar o trabalho praticamente concluído. Quanto ao local, acreditamos que a troca de sala foi algo que contribuiu muito para termos uma organização melhor e com isso um melhor rendimento do trabalho. Conseguimos ter uma ótima organização desde o começo, e isso ajudou muito na hora da formulação do artigo. Para finalizar, foi uma experiência nova, trabalhar com pessoas com ideias diferentes e que mal se conheciam, mas felizmente nos entendemos e isso proporcionou um ambiente de estudo bem melhor e ao final todos nós ficamos satisfeitos com o desempenho do grupo”.

“Gostaria de comentar sobre a atividade que foi realizada na disciplina, que a meu ver foi muito produtiva para todos, pois além de conhecermos um pouco mais do ambiente da FAI, conseguimos nos enturmar com alguns colegas e debater sobre o assunto. Dessa maneira, foi possível desenvolver um trabalho em equipe, o qual é muito importante na nossa área de trabalho”.

Tags :   GTI,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016