Na última quarta-feira (17/05) a turma do sétimo semestre do curso de Pedagogia teve o privilégio de visitar a Penitenciária Agrícola Industrial e o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) da cidade de Chapecó-SC.
A atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de Política Educacional e Organização da Educação Infantil e do ensino Fundamental, mediada pela professora Elenice Ana Kirchner; Gestão em Espaços Educacionais não Formais, mediada pela professora Alexandra Raffaelli; Estágio Supervisionado IV – Espaços Não Escolares, mediada pelos professores Alexandra Raffaelli e Kurlan Frey e Avaliação Educacional, mediada pela professora Maria Preis Welter.
A visita teve como principal objetivo conhecer e discutir sobre os desafios e as possibilidades, bem como o papel do pedagogo para a garantia do direito à Educação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo, bem como dos detentos da Penitenciária Agrícola e Industrial.
Também destaca-se a oportunidade dos (as) acadêmicos (as) observar os espaços e identificar as possibilidades para o Pedagogo, uma vez que a Pedagogia Empresarial permite que o mesmo atue na área de formação e preparação de Recursos Humanos, auxiliando de forma direta e indireta na gestão empresarial. Em espaços não escolares as possibilidades de desenvolver trabalhos diferenciados junto ao RH ou nas equipes de gestão são inúmeras, destacando as possibilidades de ampliar as habilidades, competências e atitudes que podem de forma humanizada auxiliar no crescimento de vários aspectos da empresa ou instituição.
A professora Alexandra destaca que neste semestre um acadêmico desenvolverá sua prática de estágio com agentes penitenciários, abrindo um espaço de experiências e desafios para futuros acadêmicos. Desta forma, poder observar diferentes espaços permite aos acadêmicos (as) reafirmar seus objetivos de práticas, auxiliando através dos diagnósticos humanizar sua forma de pensar e agir durante as mesmas.
As acadêmicas Tatiane e Vanessa destacam “que o pedagogo precisa ter a sensibilidade de sentir o espaço em que vai atuar, prestando atenção em todos os detalhes”.
“Foi uma experiência incrível, conhecemos um pouco do funcionamento de cada estabelecimento e descobrimos que além de poderem trabalhar, todos também tem o direito de estudar. Conversamos com alguns professores que atuam nos locais e os mesmos nos afirmaram que a maioria dos detentos e menores infratores estudam. É admirável ver o brilho no olhar destes mediadores que desafiam-se a cada dia para ensiná-los. Enfim, foi maravilhoso poder visitar estes estabelecimentos e conhecer um pouco da rotina e dos desafios diários dos professores, assim como, dos detentos e menores infratores”, salienta a acadêmica Graciely Kuhn.
Professoras e acadêmicos(as) agradecem à FAI pela oportunidade, bem como aos espaços visitados pela excelente acolhida e experiências compartilhadas.
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