FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Na última quarta-feira (17/05) a turma do sétimo semestre do curso de Pedagogia teve o privilégio de visitar a Penitenciária Agrícola Industrial e o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) da cidade de Chapecó-SC.

A atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de Política Educacional e Organização da Educação Infantil e do ensino Fundamental, mediada pela professora Elenice Ana Kirchner; Gestão em Espaços Educacionais não Formais, mediada pela professora Alexandra Raffaelli; Estágio Supervisionado IV – Espaços Não Escolares, mediada pelos professores Alexandra Raffaelli e Kurlan Frey e Avaliação Educacional, mediada pela professora Maria Preis Welter.

A visita teve como principal objetivo conhecer e discutir sobre os desafios e as possibilidades, bem como o papel do pedagogo para a garantia do direito à Educação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo, bem como dos detentos da Penitenciária Agrícola e Industrial.

Também destaca-se a oportunidade dos (as) acadêmicos (as) observar os espaços e identificar as possibilidades para o Pedagogo, uma vez que a Pedagogia Empresarial permite que o mesmo atue na área de formação e preparação de Recursos Humanos, auxiliando de forma direta e indireta na gestão empresarial. Em espaços não escolares as possibilidades de desenvolver trabalhos diferenciados junto ao RH ou nas equipes de gestão são inúmeras, destacando as possibilidades de ampliar as habilidades, competências e atitudes que podem de forma humanizada auxiliar no crescimento de vários aspectos da empresa ou instituição.

A professora Alexandra destaca que neste semestre um acadêmico desenvolverá sua prática de estágio com agentes penitenciários, abrindo um espaço de experiências e desafios para futuros acadêmicos. Desta forma, poder observar diferentes espaços permite aos acadêmicos (as) reafirmar seus objetivos de práticas, auxiliando através dos diagnósticos humanizar sua forma de pensar e agir durante as mesmas.

As acadêmicas Tatiane e Vanessa destacam “que o pedagogo precisa ter a sensibilidade de sentir o espaço em que vai atuar, prestando atenção em todos os detalhes”.

“Foi uma experiência incrível, conhecemos um pouco do funcionamento de cada estabelecimento e descobrimos que além de poderem trabalhar, todos também tem o direito de estudar. Conversamos com alguns professores que atuam nos locais e os mesmos nos afirmaram que a maioria dos detentos e menores infratores estudam. É admirável ver o brilho no olhar destes mediadores que desafiam-se a cada dia para ensiná-los. Enfim, foi maravilhoso poder visitar estes estabelecimentos e conhecer um pouco da rotina e dos desafios diários dos professores, assim como, dos detentos e menores infratores”, salienta a acadêmica Graciely Kuhn.

Professoras e acadêmicos(as) agradecem à FAI pela oportunidade, bem como aos espaços visitados pela excelente acolhida e experiências compartilhadas.

Tags :   Pedagogia,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016