FAI - Faculdades de Itapiranga

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Após meses de análises e discussões, o grupo de estudos, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Civil (GEPERSCC) do Centro Universitário FAI, constituído por acadêmicos e professores orientadores Maciel Welter e Givanildo Martins de Quadros, elaborou um projeto piloto para execução de campo de testes em vias de trânsito urbanas e rurais, contendo pavimentação com utilização de resíduos sólidos provenientes da construção civil, o chamado “entulho” ou “caliça”.

Entre diversos objetivos do estudo, um deles é demonstrar aos envolvidos na construção civil que os resíduos sólidos gerados de suas práticas, podem ser processados, reciclados e reutilizados de forma sustentável técnica e econômica, desde que separados e triados de forma correta na fonte de geração.

De acordo com o professor Maciel, o primeiro desafio do Grupo de Pesquisa foi elaborar a gestão para obter os resíduos sólidos, bem como coletar e transportar estes no município de Itapiranga, já que seriam a matéria prima e objeto do estudo. Os desafios continuavam, pois, parte do entulho coletado estava misturado com outros materiais como plásticos, madeira e ferro, os quais precisaram ser retirados e separados.

Através de parceria firmada com a Empresa Albater, a qual disponibilizou seu parque industrial, foi possível armazenar, separar e fragmentar (moer) os resíduos sólidos em tamanhos possíveis de serem aproveitados para pavimentação das vias de trânsito.

Com os resíduos processados, no dia 17 de novembro passado, contando com a contribuição do Município de Itapiranga através da Secretaria de Transportes e Obras, foi possível executar o campo de testes em estrada devidamente inclinada e preparada, localizada na comunidade da Linha Popi, em um trecho de 200 metros de extensão, contendo quatro partes de 50 metros cada, implantadas da seguinte forma:

  • - Trecho 01, os resíduos fragmentados foram espalhados sobre o leito natural da estrada, sendo em seguida compactados com controle de umidade e outros parâmetros técnicos;
  • - Trecho 02, o pavimento natural da via rural foi escarificado (solto), sendo os resíduos sólidos descarregados e misturados com este material escarificado, em seguida compactados com controle de umidade e outros parâmetros técnicos;
  • - Trecho 03, inicialmente houve espalhamento de cascalho sobre o leito natural da via rural, em seguida houve o descarregamento e mistura dos resíduos sólidos com este cascalho, sendo posteriormente compactados com controle de umidade e outros parâmetros técnicos;
  • - Trecho 04, o pavimento natural da via rural foi escarificado (solto), recebendo cascalho e uma pré compactação, sendo os resíduos espalhados sobre estes e também compactados com controle de umidade e outros parâmetros técnicos.

A fase de momento é de monitoramento e acompanhamento da evolução e durabilidade dos quatro trechos do campo de testes, sendo realizados nos próximos três meses pelos acadêmicos e professores integrantes do Grupo de Estudos, com emissão de relatório ao final do experimento.

O grupo de estudos, pesquisa e extensão agradece a coordenação do curso de Engenharia Civil e direção do Centro Universitário FAI, Empresa Albater e Município de Itapiranga, os quais em parceria viabilizaram a execução deste campo de testes.

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