FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Plano de recursos hídricos é apresentado ao Comitê de Bacia

Após dois anos de muito trabalho, estudos e produção de informações, a FAI Faculdades, sob a coordenação do professor Anderson Rhoden, apresentou todas as cinco etapas que compõem o Plano de Recursos Hídricos do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu em assembleia geral do Comitê da Bacia Hidrográfica.

O evento ocorreu no dia 7 de dezembro em São Miguel do Oeste, município sede do Comitê, com a presença de usuários de água, sociedade civil e poder público, além do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) do Comitê e da SDS/Governo do Estado. Na oportunidade, o Coordenador apresentou um resumo das 5 Etapas que compõe o Plano, enfatizando os resultados obtidos, as ações a serem implementadas e as metas a serem atingidas para que a Região Hidrográfica 1 do Estado de Santa Catarina possa realmente fazer a Gestão dos Recursos Hídricos.

O Plano de Recursos Hídricos é composto por 5 Etapas, sendo:

- Etapa A: Estratégia para mobilização da sociedade e cadastro de usuários de água

- Etapa B: Diagnóstico socioeconômico e ambiental da bacia hidrográfica

- Etapa C: Diagnóstico dos recursos hídricos da bacia hidrográfica

- Etapa D: Prognóstico dos recursos hídricos da bacia hidrográfica

- Etapa E: Elaboração do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica

A Região Hidrográfica 1 do Estado de Santa Catarina é composta por 35 municípios e apresenta uma área de 6.015 km², havendo diversidade de solos, de vegetação, de fragilidades ambientais, de pessoas e culturas, indústrias, agroindústrias, agricultura e pecuária, e que apresenta diferentes usos e demanda de água, além de disponibilidade hídrica, o que torna o Plano de Recursos Hídricos desafiador, e tudo isso deve ser abordado, discutido e apresentado no documento, destaca Rhoden.

Ao longo da elaboração do Plano de Recursos Hídricos foram realizadas diversas audiências públicas em cidades-polo da região para apresentação de cada uma das Etapas. Em todas as reuniões e audiências do Plano a sociedade foi convidada a participar, opinar e contribuir na construção dos estudos, sendo um dos atores importantes para a consolidação do trabalho.

O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por uma equipe técnica composta por profissionais com formação nas mais diversas áreas. Rhoden destaca que a interdisciplinaridade e o comprometimento da equipe permitiu chegar ao produto final, um documento de qualidade que retrata a realidade da nossa região com relação aos recursos hídricos.

Para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos houve a participação de instituições como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Diretoria de Recursos Hídricos da SDS (DRHI), FAPESC, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e a FAI Faculdades.

O Plano de Recursos Hídricos é um marco histórico para a gestão dos recursos hídricos em nossa região, apresentando documentos relevantes e inéditos, e a FAI Faculdades é a instituição responsável, demostrando o quão importante é a instituição para a região, afirma Rhoden.

Neste momento estamos numa fase de ajustes dos textos e finalização dos trabalhos, e tão logo os documentos fiquem prontos serão disponibilizados à sociedade e poder público para que possam fazer bom uso e com isso colocar em prática as ações para que efetivamente se faça a gestão dos recursos hídricos em nossa região hidrográfica, finaliza Rhoden.

Tags :   Agronomia,


MAIS NOTÍCIAS

EDITAL 03/2018 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

Acadêmicos das Engenharias participam de atividade interdisciplinar23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

EDITAL Nº. 09/2018 - CHAMADA DAS BOLSAS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO PROCESSO SELETIVO - FUMDES ARTIGO 171/2018- PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE SANTA CATARINA - UNIEDU22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016