FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

O ano de 2017 foi desafiante em número de atividades para a equipe da FAI Júnior. Foram diferentes consultorias, palestras, eventos, capacitações e cursos realizados, com o intuito de auxiliar as empresas e a sociedade em geral a continuarem crescendo no mercado e aperfeiçoando seus conhecimentos. Neste ano, o laboratório trabalhou constantemente com o transporte da teoria para as atividades de mercado.

Dentre os eventos realizados, destaca-se a primeira edição do I Empreenda, evento voltado ao empreendedorismo e à criação de novos negócios, que promoveu a integração e o compartilhamento de experiências entre os diferentes setores empresariais, instituição de ensino e pesquisa. Na noite do evento, que contou com expressivo público, foram apresentadas ideias de inovações tecnológicas e relatos de cases de sucesso, por meio da apresentação e discussão de ideias inovadoras. Sua contribuição social está em atuar no fomento do empreendedorismo de Itapiranga-SC e região.

Além disso, ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro de 2017 o II InovaAgro - Workshop de Práticas Tecnológicas no Agronegócio. No primeiro dia de evento, o palestrante Leo Theobaldo Kroth ministrou uma palestra sobre indicação geográfica e relatou possíveis potenciais de desenvolvimento de Itapiranga e região. Em seguida, ocorreram oficinas sobre diversas áreas do agronegócio, como sucessão familiar, tecnologia no campo e experiências internacionais aplicadas na gestão rural. No segundo dia de evento (25/11), aconteceu a II Mostra de Inovação e Empreendedorismo em Pequenas Empresas, momento em que os acadêmicos puderam apresentar relatórios e artigos científicos desenvolvidos em parceria com seus professores. No total, 27 trabalhos foram apresentados e socializados entre professores, acadêmicos e comunidade externa.

Outra importante atividade da FAI Júnior em 2017 foi o desenvolvimento do Curso de Gestão Empresarial, que teve seu início no dia 08 de agosto. Teve como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento regional, fortalecendo as empresas locais, a partir do ensino de melhores práticas e técnicas de gestão de empresas aos empresários. O curso de extensão foi disponibilizado com uma carga horária de 60 horas, e contou com diversas disciplinas da área da gestão, proporcionando novos conhecimentos aos empresários e futuros empreendedores, a fim de que estes aperfeiçoem seu negócio, mantendo-os atualizados.

Ainda neste ano, a FAI Júnior realizou palestras de capacitação sobre diversos temas à empresas interessadas. Uma das palestras foi ministrada pelo Prof. Éder na cidade de Iporã do Oeste e teve como tema “A Importância da Formação do Preço e Venda”. Teve sua abordagem na definição do preço de venda, diferenciando custos e gastos, e levando em consideração questões subjetivas como as condições do mercado atual, negociações diferenciadas, a localização e o cenário em que a empresa está inserida. A segunda palestra foi ministrada pela professora Carline Ternus, e teve como objetivo abordar a importância do marketing nas redes sociais. Esta palestra foi dirigida para a equipe da HR Trebien, a pedido do proprietário da empresa, Harald Trebien. Destaca-se que estas palestras são gratuitas e estão à disposição da comunidade.

Durante o mês de julho deste ano, a equipe da FAI Júnior participou de uma capacitação com o Bruno Saldivia sobre propriedade intelectual. A capacitação abordou a importância do registro da propriedade intelectual, visto que esta é uma forma de proteção da sua marca ou ideia, e que outras pessoas não podem copiar se ela estiver devidamente registrada. Essa conversa proporcionou aos professores e monitores da FAI Júnior uma troca de informações, agregando conhecimento na área, o que interfere diretamente no desempenho da equipe em relação a um melhor resultado nas consultorias realizadas às empresas da região.

No mês de setembro, foi realizada uma atividade interdisciplinar de integração com os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Foi uma atividade importante em que a equipe da FAI Júnior prestou assessoria em relação aos modelos de negócios que estavam sendo desenvolvidos pelos alunos em um projeto de pesquisa e intervenção na disciplina de Patrimônio da Arquitetura e Urbanismo – Restauro, ministrada pelo professor Douglas Franzen. O objetivo do encontro foi auxiliar os acadêmicos na parte de criação e gestão dos empreendimentos inicialmente pensados, buscando avaliar sua viabilidade e sua funcionalidade na região.

Em relação às consultorias, no total foram desenvolvidos sete projetos junto a empresas da região. Uma delas foi prestada à “Vinícola Locatelli”, situada na cidade de Vista Gaúcha, em que foi realizada a análise de custos, formação do preço de venda, apuração do ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Outra empresa atendida foi a Cervejaria Lassberg, que solicitou à FAI Júnior uma pesquisa de imagem institucional. O Ateliê da Nina realizou consultoria de Gestão financeira, que envolveu Análise de Custos, Formação de Preço de Venda, assim como Gestão de Marketing, sendo que foi realizado o ajuste da identidade de marca e criação de página em rede social.

O Núcleo de Jovens Empreendedores da AEST, solicitou uma consultoria na área de marketing, na qual foi desenvolvida uma campanha publicitária, com a criação de material publicitário para um evento estadual que ocorreu na região. A Lanchonete e Sorveteria Quero Mais Ltda, solicitou uma consultoria na área de marketing, com criação de um site para a empresa. Já a empresa Grisotti Vidros e Alumínios, teve sua consultoria de Gestão Financeira iniciada neste ano, que contemplará as áreas de: Análise de custos com formação e preço de venda, controle financeiro, separação das contas a pagar e receber, organização das contas a receber/pagar. A consultoria será finalizada no início de 2018. Além disso, a FAI Júnior elaborou planos de negócios para empreendedores em fase inicial, a fim de identificar a viabilidade da abertura de novos negócios.

Por fim, a FAI Júnior realizou duas ações sociais durante o ano, sendo que a primeira foi a Páscoa Solidária, na qual foram arrecadadas doações de alimentos não perecíveis e dinheiro, para compra de pantufas e mantas, que foram distribuídas para idosos da Casa Lar Aconchego localizado em Iporã do Oeste. A outra ação social, que já está na sua terceira edição foi a Ação Natal Feliz, realizada em dezembro com entrega de chocolate e brinquedos às 38 crianças, com idade entre 3 e 12 anos, que estudam na escola em Linha Soledade, interior de Itapiranga. Para arrecadação dos chocolates e brinquedos, a FAI Júnior contou com o apoio dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário FAI.

A FAI Júnior agradece a todos que de alguma forma ou outra contribuíram para as atividades que ocorreram durante o ano. À direção e coordenações da FAI Faculdades pelo apoio, às empresas parceiras nos nossos eventos, à confiança das empresas atendidas pelas consultorias da FAI Júnior, aos professores e toda a equipe da FAI Júnior que não mede esforços para que os resultados sejam alcançados com êxito! Esperamos poder continuar contando com todo apoio para as atividades que terão início novamente em fevereiro de 2018!

Tags :   FAI Júnior,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016