Na tarde de sexta-feira, 08 de agosto, o professor André Luís Debarba proferiu palestra na Escola José Cañelas de Pinheirinho do Vale, RS, pelo programa FAIESC, com o tema: o grande sistema do mercado de trabalho e o compromisso ético, ressaltando que o mercado de trabalho está diferente, mais competitivo e desafiador. As pessoas estão mais preocupadas com o contexto humano, meio ambiente, segurança e qualidade de vida. A tendência do mercado de trabalho é valorizar o que o cliente entende por necessário no senário comercial, social e humano.
Depois da revolução industrial e do avanço das tecnologias, percebe-se que o homem inicia um momento de questionamento, se perguntando o que está sendo feito com o planeta e o que realmente é importante para a sua existência. Talvez nunca se consiga acompanhar as tendências tecnológicas, mas entendendo que a finalidade de um aparelho celular é de comunicação, e que os demais acessórios vendidos junto com o aparelho, nem são tão importantes, ou jamais terão utilidade, a não ser para brilhar cada vez mais forte o ego de quem o manuseia.
A compra por impulso, ou a insaciável busca em alimentar o ego, faz com que o homem permaneça em um estado de embrutecimento, e por isso as pessoas já não se dão por satisfeitas apenas com o produto, questionam a sua utilidade, custo benefício e certificados que demonstrem, ainda que de maneira modesta, a preocupação com a qualidade de vida do planeta.
O professor André explica experiências vivenciadas no mercado de trabalho, que fez com que o Arquiteto articulasse estratégias para exercer a profissão e se inserir no mercado, seguindo o compromisso ético e o sistema ao qual todos são submetidos. "Existem momentos em que para conquistar uma venda, ou realizar um trabalho para um cliente, temos que assumir um papel de psicanalistas, entendendo o cliente e suas demandas. Esperar o cliente adentrar a nossa porta já não é o suficiente, temos que ir buscá-lo", explica o professor.
"O mercado de trabalho é feito de desafios e dificuldades, e a forma mais segura para vencer o universo que se modifica a nossa frente, é assumindo que temos que estudar, melhorar como cidadãos, como pessoas e como profissionais. Por isso, o caminho do curso superior pode não ser para alguns a solução de seus problemas, mas será para muitos o impulso para o sucesso e o empreendedorismo que o nosso país necessita".
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU