FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Acadêmicos da turma AGN 35A realizaram aula prática de Gênese e Classificação de Solos juntamente com o professor da disciplina Neuri Antônio Feldmann e o professor e coordenador do curso de Agronomia, Andersom Clayton Rhoden.

Na oportunidade os acadêmicos puderam presenciar na prática os conceitos trabalhados em sala de aula e com isso realizar, olhando para um perfil de solo, a classificação deste conforme os preceitos do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Também, pode-se observar diferentes rochas e minerais, os quais são o material de origem dos solos, e que estão relacionados as características químicas e físicas dos solos.

De acordo com o professor Neuri, é fundamental que haja uma mescla entre aulas teóricas e práticas, melhorando o aprendizado dos acadêmicos. Ainda ressalta a importância do conhecimento sobre solos e que este é um dos alicerces da formação do profissional da Agronomia.

Rhoden destaca que a classificação de solos é uma ciência importante para a Agronomia, pois trata-se de conhecer o solo em detalhes a fim compreender suas características químicas, físicas e biológicas e com isso realizar o seu correto manejo.

Conhecendo-se o nome do solo pode-se inferir as principais características deste sem conhecê-lo in loco. O nome do solo traz informações relevantes sobre o seu processo de formação, sobre as condições químicas e mineralógicas, sua coloração, o que permite inferir diversas características. Rhoden afirma que a classificação dos solos é preponderante para a recomendação de uso e manejo do solo, bem como para a implantação de práticas conservacionistas e de preservação da água.

Para exemplificar a importância de se conhecer o nome do solo, cita-se a seguinte nomenclatura de um solo do sul do Brasil: Latossolo Vermelho Distrófico húmico. A partir da nomenclatura Latossolo pode-se inferir que se trata de um solo profundo, bastante intemperizado, com pequena presença de minerais primários a serem intemperizados e textura semelhante ao longo do perfil do solo; Vermelho indica que há presença de minerais óxidos de ferro do tipo hematita, ou seja, minerais bastante intemperizados; Distrófico infere um solo com saturação por bases baixa, inferior a 50%, baixo pH e fertilidade, indicando solos mais ácidos e de baixa capacidade de troca de cátions (CTC); e húmico indica que este solo possui o horizonte A, ou seja, a camada mais superficial, e somente esta, rica em matéria orgânica.

Portanto, evidencia-se a importância da disciplina de Gênese e Classificação de Solos para a formação do Engenheiro Agrônomo, dando respaldo a sua atuação e permitindo que este seja um dos profissionais que mais entenda sobre Solos.

Os professores comentam a efetiva e importante participação dos acadêmicos na aula prática, pois este foi um momento ímpar para o aprendizado prático e de campo.

Tags :   Agronomia,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016