O professor da FAI e Mestre Adilson José Fabris, apresentou estudos na VIII Jornada Interdisciplinares de Estudos Agrários e Agroindustriais na Argentina. O Evento ocorreu entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2013 na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires e contou com participação de pesquisadores dos Países do Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Argentina e Brasil.
O estudo realizado pelo professor Adilson Fabris, com a participação do Coordenador do Curso de Ciências Contábeis Odir Luiz Frank, procurou demonstrar a realidade organizacional das Cooperativas Agrícolas Familiares da Região Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul.
Segundo os autores, a utilização de métodos de Controle e Gestão adequados à realidade das cooperativas de pequeno porte, contribui significativamente na melhor organização das atividades do setor primário e contribui para a sua sustentabilidade do cooperativismo agrícola familiar, bem como o desenvolvimento socioeconômico regional. Constatou-se que a relações comerciais e sociais das cooperativas com as demais estruturas organizacionais é necessária e favorece para o crescimento da agricultura familiar no Século XXI.
Com o estudo, conclui-se que as cooperativas agrícolas familiares possuem condições favoráveis para organizar suas atividades, porém a ausência de sistemas de Controle e Gestão adequados a sua estrutura organizacional deve ser qualificado. Como segundo marco conclusivo, as cooperativas necessitam qualificar seus gestores, funcionários e associados objetivando a melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados, o aumento da rentabilidade com a diminuição de perdas e custos, para que desta maneira possam melhorar a vida dos agricultores, potencializar a geração de renda e a inclusão social dos agricultores.
Para o professor Adilson, a troca de informações e experiências entre os participantes da VIII Jornada Interdisciplinares de Estudos Agrários e Agroindustriais, demonstra que as dificuldades são similares nas organizações sejam elas brasileiras ou nos países presentes no evento, o que sugere o aumento dos estudos e a melhoria na oferta de serviços por parte das Faculdades e Organizações de ensino superior.
Para o Coordenador Odir, o desafio dos profissionais da educação em ensino superior é cada vez maior, pois qualificar os alunos e integrar as teorias às práticas é a maneira mais eficaz de se produzir conhecimento e aumentar a eficácia Contábil e Gerencial nas organizações, afirma o coordenador.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU